segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O bibliotecário e o jornal online no Brasil

No post anterior falou-se aqui dos jornais online estrangeiros. Pois bem, hoje discutiremos os jornais online brasileiros, ao menos, os principais jornais. Abaixo coloco uma pequena avaliação que fiz a respeito dos sites de alguns jornais do país:

Zero Hora – jornal gaúcho
Serviços: Disponibiliza acesso a diversos sites do grupo RBS (outros jornais, rádios, TV, etc.); o site possui serviço de busca, porém não há busca avançada; o leitor assinante pode receber notícias pelo seu celular. Também disponibiliza a edição impressa para assinantes.
Interação: Interage com o seu público disponibilizando espaço para que este opine, através de debates, murais e enquetes; permite que o leitor envie notícias, artigos, crônicas, poesias, fotos; há espaço para dúvidas, críticas e sugestões; incentiva o leitor a contar pequenas histórias de vida. Está no Twitter, Facebook e seus colaboradores possuem Blogs.
Tipo de informação: Possui todo tipo de informação: esportes, economia, variedades, entre outros. Mescla texto, com foto, vídeo e áudio.

O Globo – jornal carioca
Serviços: Disponibiliza a edição impressa para assinantes; o leitor assinante pode receber notícias via e-mail e celular. Apresenta um guia de serviços (cultura, tempo, classificados, etc.); disponibiliza acesso a diversos sites do grupo Globo. Possui serviço de busca, onde se pode ordenar os resultados por data ou relevância.
Interação: Possui uma seção em que os leitores são os repórteres, podendo enviar fotos, notícias e vídeos. É possível participar escrevendo artigos, críticas, comentários e, até mesmo, charges. Seus colaboradores tem blogs.
Tipo de informação: Traz os mais diversos assuntos, tais como economia, ciências, esportes, cultura, educação, saúde, tecnologia, etc.

Jornal do Brasil – jornal carioca
Serviços: Pode-se receber notícias através do celular; disponibiliza a edição impressa; possui um ótimo sistema de busca, em que se pode refinar a pesquisa através do busca avançada do Google.
Interação: Permite que seus leitores “transformem-se” em repórteres, enviando texto, áudio, foto e vídeo. Os leitores também podem participar através de enquetes. O jornal está no Facebook e seus colaboradores possuem blogs.
Tipo de informação: Apresenta notícias de economia, esportes, ciência e tecnologia, cultura, entre outros.

Folha – jornal paulista
Serviços: O próprio site apresenta como serviços: horóscopo, indicadores, tempo, e-mail, simulado para conhecer o mercado de ações, guia cultural e outros serviços para assinantes. Tem links para a rádio e TV do grupo Folha. Possui serviços de busca por data e tem o Banco de Dados Folha, com notícias desde 1921!
Interação:: O site do jornal possui enquetes e seus colaboradores possuem blogs. Está no Twitter, Facebook, RSS e permite ser lido no iPad e iPhone.
Tipo de informação: Traz informações a respeito de esporte, ciência, tecnologia, ambiente, bichos, celebridades, comida, saúde, turismo, entre outros tantos.

Estadão – jornal paulista
Serviços: Pode-se “receber” o jornal no RSS, Twitter, celularm iPad, Facebook, Flickr. O próprio jornal apresenta como serviços: trânsito, tempo, loteria, aeroportos, horóscopo, guia gastronômico, TV, câmbio e ações (muito parecido com os serviços da Folha). Apresenta serviço de busca que pode ser por assunto, editora ou tipo de conteúdo, podendo ainda ser refinada por texto, vídeo, foto, podcasts e especiais, porém algumas notícias somente estão disponíveis aos assinantes.
Interação: Conta com blogs dos seus colaboradores; permite comentários a respeito de determinadas notícias. Há um fórum de leitores.
Tipo de informação: Apresenta notícias sobre política, economia, esportes, tecnologia, saúde, ciência, educação, cultura e outros.

Correio Braziliense – jornal brasiliense
Serviços: Oferece links para outras empresas do grupo (TV, rádio...). O serviço de busca não permite busca avançada, tornando o serviço limitado. A versão online do jornal impresso é disponibilizada para assinantes.
Interação: Permite que o leitor participe através de enquetes; seus colaboradores possuem blogs. Está no Twitter, Facebbok e no RSS.
Tipo de informação: Traz notícias ligadas à política, economia, diversão, arte, ciência, saúde, tecnologia, esportes, etc.

Estado de Minas – jornal mineiro
Serviços: Oferece serviço de e-mail para assinantes, que podem ler a edição impressa de modo online; é possível consultar edições antigas do jornal através do seu serviço de busca, que permite pesquisar utilizando operadores booleanos e datas. Possui links para rádios, TVs, etc. Para ler qualquer notícia tem que ser assinante.
Interação: Possui RSS.
Tipo de informação: Apresenta notícias sobre ciência, economia, cultura, esportes, política, gastronomia, turismo, entre outras.

Percebe-se, de um modo geral, que os jornais são parecidos. Até mesmo porque estando disponível de modo online, qualquer pessoa, de qualquer lugar no mundo, pode ser leitor, deixando o jornal de ser local. Partindo dessa premissa, contudo, encontra-se regionalidades nos jornais locais. Percebe-se isso, por exemplo, ao analisarmos que o jornal Zero Hora incentiva bastante a participação do seu leitor, bem como o Jornal do Brasil; já o Estado de Minas, não. Outra peculiaridade, diz respeito aos jornais Folha e Correio Braziliense, que interagem através de diversas meios com os seus leitores, além de trazerem notícias mais voltadas para trânsito, economia e política.
De qualquer maneira, o importante aqui é que o bibliotecário saiba desfrutar desses jornais online. Em primeiríssimo lugar, a disponibilidade de modo online permite que o profissional da informação brasileiro se mantenha informado do que acontece em seu país, de modo muito mais rápido. Em segundo lugar, a possibilidade de pesquisa nos jornais também permite que o bibliotecário possa pesquisar demandas e mesmo orientar seus usuários, tornando-os independentes e, quem sabe, disseminadores. Em terceiro lugar pode-se colocar os inúmeros trabalhos que a biblioteca pode prestar à nossa sociedade, tão desigual e carente; procurando conscientizar as pessoas de seu papel na sociedade, da importância da sua participação, de que a progressão de uma nação somente vem com o desenvolvimento intelectual dos indivíduos através do estudo; procurando mostrar a importância de uma boa alimentação, do controle de natalidade, da prevenção de doenças, etc. Isso tem exemplo em uma notícia publicada no jornal Folha, em que traz notícia da morte de um ministro panamenho, que estudou medicina no Brasil, que contava que em seu país as enfermeiras levavam as mães à biblioteca para aprender a respeito das doenças dos filhos. Nesses momentos que se percebe a dimensão da importância da biblioteca para a sociedade. Seria ideal que todos, bibliotecários, governo e sociedade, também percebessem.


Referências:
CORREIO BRAZILIENSE. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/>. Acesso em: 15 nov. 2010.
ESTADÃO. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/>. Acesso em: 15 nov. 2010.
ESTADO DE MINAS. Disponível em: <http://www.estaminas.com.br/em.html>. Acesso em: 15 nov. 2010.
FOLHA. Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br/>. Acesso em: 15 nov. 2010.
JORNAL DO BRASIL. Disponível em: <http://jbonline.terra.com.br/>. Acesso em: 15 nov. 2010.
O GLOBO. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/>. Acesso em: 15 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário