segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O YouTube EDU

Ainda dentro da discussão sobre o uso de vídeos na educação (post anterior), hoje falarei sobre onde se encontram esses vídeos no espaço cibernético.
Os tais vídeos tratados aqui ficam armazenados no que se chama de repositório de vídeos, sistemas que nos permitem recuperar, compartilhar e visualizar esses vídeos (RIBEIRO et al, 2009?) através da internet. Nesses sistemas as pessoas podem colocar os seus vídeos, sejam eles puro entretenimento e diversão ou com caráter mais educativo e informacional (geralmente, sem custo algum), e disponibilizá-los ao mundo. Assim, o vídeo está ali, para quem quiser acessar através de um clique. Bons exemplos de repositórios de vídeos são o YouTube e o Google Vídeos.



O acesso aos vídeos nesses repositórios tornou-se tão popular no mundo inteiro que a diversificação dos temas ali encontrados e o propósito de utilização dos vídeos rendeu os professores e pesquisadores, chegando à sala de aula e tornando-se uma fonte de informação. Assim, temos hoje os repositórios de vídeos educativos, que reúnem vídeos de caráter educativo, com o objetivo de auxiliar o professor na aula, seja complementando um assunto, com exemplos e práticas, seja dando uma matéria nova mesmo. Aqui temos um aspecto muito interessante, já que através do vídeo um professor pode ilustrar, por exemplo, uma reação química, que não poderia ser mostrada ao vivo, ou mesmo pode mostrar como se faz determinada cirurgia em animais, sem para tanto necessitar fazer a cirurgia. O uso de vídeos em aulas permite economia de tempo, dinheiro e, mais importante de tudo, poupa animais de experiências. Além disso tudo colocado, os repositório de vídeos educativos tornaram-se ótimos pontos de troca de idéias entre os pesquisadores, globalizando cada vez mais o conhecimento. E, como bem coloca DallaCosta (2007, p. 25), “... a utilização de vídeos... torna as nossas relações com o saber e a construção do conhecimento compatível com a realidade do nosso tempo.”
Um ótimo exemplo de repositório de vídeo educativo é o YouTube EDU. Lançado em março de 2009, nasceu voltado para as universidades (principalmente) e também para as escolas, composto por vídeos com passeios pelos campi das universidades, notícias sobre pesquisas, palestras de professores e cursos dos mais diversos assuntos, acompanhando o movimento mundial de vídeos educativos abertos (YOUTUBE, online, 2009 (01)). O YouTube EDU tem origem em um projeto voluntário de um grupo de funcionário que desejava coletar e armazenar o conteúdo educacional enviado por colégios e universidades ao YouTube; é considerado o melhor resultado não intencional da empresa, que acredita estar contribuindo para a democratização do ensino (YOUTUBE, online, 2009 (03)). Possui material de várias universidades do mundo (Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia, Brasil, só para citar alguns países) e desde outubro de 2009 o YouTube EDU é internacional, já que oferece vídeos em diversos idiomas (quando se entra na página, o idioma que aparece é o nosso próprio, porém é possível fazer a busca em outros idiomas) (YOUTUBE, online, 2009 (02)).



No YouTube EDU é possível pesquisar um vídeo utilizando termos livres, mas não se consegue refinar a pesquisa, a menos que se vá para o YouTube e lá se defina os parâmetros; também é possível publicar vídeos, bastando para isso inscrever-se.
Acesse o YouTube EDU e descubra tudo o que esse repositório tem a oferecer, porque vale a pena! Nossas aulas e trabalhos nunca mais serão os mesmos!


REFERÊNCIAS:

DALLACOSTA, Adriana. Os Usos Pedagógicos dos Vídeos Digitais Indexados. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. 195 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federaldo Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <http://www.adrianadallacosta.com.br/pdfs/000643030.pdf>. Acesso em: 18 out. 2010.

RIBEIRO, Patric da S. Ribeiro; FRANCISCATO, Fábio T.; MOZZAQUATRO, Patrícia M.; MEDINA, Roseclea D. Repositório de vídeos educacionais adaptado as necessidades tecnológicas de usuários de dispositivos móveis. Disponível em: <http://www.inf.pucminas.br/sbc2010/anais/pdf/wie/st05_04.pdf>. Acesso em: 18 out. 2010.

YOUTUBE. Higher Education for All. Broadcasting Ourselves ;) The Official YouTube Blog. 27 mar. 2009 (01). Disponível em: <http://youtube-global.blogspot.com/2009/03/higher-education-for-all.html>. Acesso em: 18 out. 2010.

 

YOUTUBE. Release Notes: 3/26/2009. Broadcasting Ourselves ;) The Official YouTube Blog. 26 mar. 2009 (03). Disponível em: <http://youtube-global.blogspot.com/2009/03/release-notes-3262009.html>. Acesso em: 18 out. 2010.

 

YOUTUBE. The Global Classroom on YouTube EDU. Broadcasting Ourselves ;) The Official YouTube Blog. 01 out. 2009 (02). Disponível em: <http://youtube-global.blogspot.com/2009/09/global-classroom-gets-bigger-with.html>. Acesso em: 18 out. 2010.
http://www.inf.pucminas.br/sbc2010/anais/pdf/wie/st05_04.pdf>. Acesso em: 18 out. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário